O médico destacou a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados preventivos, enquanto Carla apresentou o trabalho da instituição, que já realizou mais de 4 mil atendimentos em 2025 e renovou parceria com a Prefeitura para atendimento de pacientes com câncer pelo SUS.
O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nesta terça-feira (26) o médico oncologista Dr. Leandro e a diretora da ONG Cirinho Sorrindo, Carla Pianesso, para falar sobre a campanha Agosto Verde Claro e o trabalho desenvolvido pela instituição em Sorriso.
A campanha tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção e o tratamento dos linfomas. Em linguagem simples e acessível, o médico reforçou a importância do diagnóstico precoce e destacou cuidados que ajudam a reduzir riscos, como a prática regular de atividade física — musculação por ao menos 30 minutos diários — além de hábitos alimentares e de vida mais saudáveis.
Carla Pianesso ressaltou o impacto do trabalho realizado pela ONG Cirinho Sorrindo, que somente neste ano já ultrapassou a marca de 4 mil atendimentos oferecidos por sua equipe multidisciplinar. Atualmente, 25 profissionais atuam na instituição, que recentemente renovou por mais um ano a parceria com a Prefeitura de Sorriso para garantir assistência a pacientes com câncer, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo os convidados, a porta de entrada para os serviços oferecidos pela ONG são as unidades básicas de saúde do município, que encaminham os pacientes para os cuidados especializados.
Agosto Branco é um mês de conscientização sobre o câncer de pulmão, alertando para os riscos do tabagismo, a importância do diagnóstico precoce e de hábitos saudáveis para a saúde respiratória.
O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, recebeu nesta quarta-feira (27) o médico oncologista Dr. Leandro Almeida Assunção, parceiro da ONG Cirinho Sorrindo, para falar sobre a campanha Agosto Branco, dedicada à prevenção e conscientização sobre o câncer de pulmão.
A iniciativa, que se conecta ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), busca alertar a população sobre os riscos do tabagismo e de outros fatores prejudiciais à saúde respiratória, como a poluição e a exposição a agentes químicos.
Objetivos do Agosto Branco
-
Prevenção: incentivar hábitos de vida saudáveis, com atividade física, alimentação equilibrada e abandono do tabaco.
-
Conscientização: informar sobre a agressividade do câncer de pulmão, muitas vezes silencioso em seus estágios iniciais.
-
Diagnóstico precoce: estimular a atenção a sinais como tosse com sangue, dor no peito e rouquidão, que exigem investigação médica.
Fatores de risco
Segundo Dr. Leandro, o tabagismo continua sendo grande causador do câncer de pulmão, mas, outros fatores, como predisposição genética e exposição à poluição, também elevam os riscos.
Comentários