Nova diretriz antecipa rastreamento para os 45 anos, mesmo sem sintomas; em Sorriso, exames e orientações preventivas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família

No mês de conscientização sobre o câncer de intestino, conhecido como Março Azul, o Instituto Cirinho Sorrindo reforça uma mudança vital nas diretrizes de saúde: a antecipação da idade para o rastreamento da doença. Agora, a orientação é que homens e mulheres iniciem os exames preventivos aos 45 anos, mesmo na ausência de sintomas ou dores.

O câncer colorretal é um dos mais incidentes no Brasil, mas também um dos mais preveníveis. O grande diferencial desta patologia é que ela geralmente se origina de pólipos — pequenas lesões benignas na parede do intestino — que levam anos para se desenvolver. Quando detectados e removidos precocemente, o câncer sequer chega a se formar. Nos casos onde a doença já está presente, o diagnóstico em estágio inicial eleva as chances de cura para patamares superiores a 95%.

Para os moradores de Sorriso, o acesso a esse cuidado é facilitado pela estrutura da rede pública. O município conta hoje com 100% de cobertura da Atenção Primária, o que significa que todas as famílias possuem uma unidade de referência próxima de suas casas. As Unidades de Saúde da Família (USF) são a principal porta de entrada para o sistema: nelas, o cidadão pode solicitar o teste de sangue oculto nas fezes ou ser encaminhado para a avaliação com especialistas e exames de colonoscopia, além dos encaminhamentos de rotina para o médico especialista .

Além do rastreamento clínico, o Instituto Cirinho Sorrindo destaca que a prevenção primária passa por escolhas diárias. Uma dieta rica em fibras (frutas, verduras e grãos), a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados e carnes embutidas são pilares fundamentais para manter a saúde do aparelho digestivo em dia.

Neste Março Azul, a mensagem é de proatividade. ” O que percebemos nesses 10 anos de anos de Instituto Cirinho Sorrindo,  é que o câncer de intestino é silencioso e, muitas vezes, quando os sintomas aparecem, a doença já está  em estágio avançado. Portanto, não espere por sinais de alerta. Se você completou 45 anos, procure a sua Unidade de Saúde da Família e coloque sua saúde como prioridade. A jornada pela vida começa com a prevenção” explicou Carla Pianesso – presidente fundadora do Instituto.

Por Adriano Carneiro- Da assessoria